Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Preço de venda de imóveis comerciais não acompanhou aumento da inflação no ano

O preço dos imóveis comerciais no Brasil permaneceu praticamente estável nos últimos 12 meses. Neste período, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 11,73%.

Já a registrada pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) chegou a 10,72%. Apesar disso, comprar um imóvel neste período ficou apenas 0,04% mais caro. Os números são de um levantamento do FipeZap, indicador que acompanha a evolução das vendas e locações no país.

O professor de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV), Alberto Ajzental, enfatiza que, na prática, o avanço de 0,04% é quase nulo. “Nominalmente, não teve mudança. Em um ano, o crescimento nominal foi zero, não teve variação.

O número que era há um ano, continua o mesmo, zero”. De acordo com o especialista, a diferença é o valor real, uma vez que os valores não foram corrigidos conforme a inflação.

Essa variação abaixo do IPCA e do IGP-M pode ser explicada, por exemplo, pelos efeitos da pandemia de Covid-19 que ainda seguem refletindo nos negócios.

Ajzental destaca que o isolamento social contra o coronavírus fez com que as pessoas não fossem trabalhar nos escritórios e, portanto, trabalhassem de casa. “Isso diminuiu a demanda por espaço comercial e gerou uma vacância”, ressalta.

Além disso, o economista também chama a atenção paras condições do crédito imobiliário como um fator importante para esse resultado próximo da estabilidade. “Com o aumento da taxa de juros Selic, o financiamento para a compra do imóvel, no caso o imóvel comercial, ficou mais caro. Isso fez com que a demanda caísse”, afirma.

Dessa forma, como ficou mais caro para o cliente final, os proprietários dos imóveis e construtores não conseguiram repassar a inflação ou qualquer aumento para o preço do próprio bem, porque iria encarecer muito para o cliente”, conclui.

30/06/2022 Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/preco-de-ven

Últimas notícias